CONCEPÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O GÊNERO EPISTOLOGRÁFICO EM ROMA.
Parole chiave:
Epistolografia, Gênero do Discursivo, Cartas, Gênero LiterárioAbstract
O tratamento teórico dado ao gênero epistolar romano sempre se ateve a relegar a um segundo plano tal conjunto de obras. A complexidade de estudar um gênero que não teria quase que nenhum traço literário único e restrito a si mesmo acabou por limitar o estudo das epístolas de grandes autores, que compuseram cartas que deveriam ser publicadas em parte, outras não. Apesar disso, um gênero epistolar era reconhecido pelos antigos e a sua publicação e circulação promovia tanto a educação – pois servia como modelos aos jovens estudantes –, quanto filosofia, política e até mesmo oratória – temas comuns nas epístolas de diversos autores, como Cícero e Plínio o Jovem. Por isso, acreditamos que analisar tal gênero não como literário, mas discursivo pode nos levar a compreender melhor como funciona a composição e as funções epistolares dentro da sociedade romana.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





