LUCIANO DE SAMÓSATA E A FILOSOFIA: EM BUSCA DA SOMBRA DO BURRO

Autori

  • Dulcileide V. do Nascimento Braga Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ

Parole chiave:

Luciano, Hermotimo, filosofia, ceticismo

Abstract

Luciano de Samósata adotou uma postura cética em relação ao dogmatismo filosófico. Tal postura fica evidente na obra Hermotimo ou As escolas filosóficas, em que dois interlocutores — Hermotimo e Licino — ao longo do percurso de um dia, argumentam através de inúmeras comparações acerca do estoicismo e de outras correntes filosóficas. Este artigo consiste em demonstrar qual era o pensamento de Luciano, expresso por meio da personagem Licino, sobre a filosofia vigente e a filosofia ideal.

Biografia autore

Dulcileide V. do Nascimento Braga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ

Dulcileide V. do Nascimento Braga possui graduação em Letras Português Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora e tradutora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura clássica, literatura brasileira, técnica mágica, o feminino na Antiguidade, línguas grega e portuguesa. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3404121616300186

Pubblicato

2015-06-26

Come citare

BRAGA, Dulcileide V. do Nascimento. LUCIANO DE SAMÓSATA E A FILOSOFIA: EM BUSCA DA SOMBRA DO BURRO. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 30, p. 1–5, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/21041. Acesso em: 11 mar. 2026.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

1 2 3 4 5 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.