A FÁBULA LUPUS ET AGNUS: O PODER ÀS AVESSAS, OU A FORÇA DA CONVICÇÃO COMO CONVENCIMENTO.

Autores/as

  • Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi UERJ

Palabras clave:

Fábula, semiótica, poder.

Resumen

Toda fábula, como manifestação literária, representa perspectivas culturais e valores sociais de uma sociedade, como o gênero trabalha com alegoria para afirmar valores também para criticar comportamentos. Interpretar uma fábula como a fábula que abre o fabulário de Fedro, o Lobo e o cordeiro (Lupus et Agnus) requer uma leitura que a atualize, visto que o texto sobreviveu por se tornar um clássico, pois disse o que disse na sociedade romana do século I d.C. e continua a dizer hoje em dia. Sendo assim utilizaremos a análise semiótica para fazer um estudo do sentido da fábula de Fedro, para buscar um sentido através da análise da sua estrutura fundamental (nível profundo), onde encontramos a sua ideia central, sua estrutura de superfície (sintaxe narrativa), onde encontramos os elementos constitutivos frasais, as escolhas semio-lexicais do narrador, e sua estrutura discursiva, em que o autor por estratégias semio-lexicais, estabelece o tema e a figurativização do texto.

Biografía del autor/a

Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi, UERJ

Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas-Latim e Cultura Romana, atuando principalmente nos seguintes temas: Latim, Cultura Clássica, História da Filosofia greco-romana e Filologia. CV: http://lattes.cnpq.br/4077168444862407

Publicado

2018-12-01

Cómo citar

Godoi, M. A. A. de B. (2018). A FÁBULA LUPUS ET AGNUS: O PODER ÀS AVESSAS, OU A FORÇA DA CONVICÇÃO COMO CONVENCIMENTO. PRINCIPIA, (34), 79–86. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38605

Número

Sección

Artigos