A “GOTA D’ÁGUA” DE MEDEIA: UMA ANÁLISE DA REINTERPRETAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO MITO POR MEIO DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2023.87916Λέξεις-κλειδιά:
tragédia, Medeia, mito, literaturaΠερίληψη
O mito, como forma fundamental de compartilhar conhecimento e entender as relações humanas, desempenhou um papel central nas sociedades antigas, fornecendo explicações para fenômenos naturais, origens e comportamentos humanos. Por outro lado, a literatura, ao surgir como uma forma de arte e expressão, trouxe consigo a capacidade de criar mundos ficcionais, explorar a complexidade das emoções humanas e questionar as verdades estabelecidas. Ambas as formas de reconhecer o mundo não podem ser vistas como mentira ou verdade, mas sim como pontos de vista pertencentes ao seu próprio tempo. Nesse sentido, analisa-se a obra literária “Gota d'água” (1975), de Chico Buarque e Paulo Pontes, reinterpretação contemporânea do mito de Medeia, personagem da tragédia grega escrita por Eurípedes, de forma a demonstrar como o mito continua relevante e passível de ser adaptado para diferentes contextos e épocas – evidenciando a atemporalidade e a universalidade de suas temáticas –, e como ele, por meio da literatura, possibilita uma nova perspectiva sobre a história, explorando, na obra em estudo, questões sociais e políticas pertinentes à realidade brasileira.
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