Caracterização simbólica através de símiles animais na Ilíada

Autores

  • Marco Valério Classe Colonnelli UFPB

Palavras-chave:

Caracterização, Ilíada, Homero, símiles, épica, Aristóteles

Resumo

O intuito deste artigo é demonstrar, a partir de alguns símiles, como Homero produz uma caracterização concisa de seus heróis. A perspectiva de abordagem neste estudo é comprovar a eficácia do uso dos símiles pelo poeta em consonância com a obra de Aristóteles, Investigação dos Animais, que nos permite aferir certo valor simbólico de determinados animais ainda no séc. IV a.C. Partindo de comparações com animais, o poeta produz símiles que formam um quadro imediato e eficaz do herói, projetado pela força simbólica e analógica que o animal evoca como termo comparativo na cultura grega arcaica e clássica.

Biografia do Autor

Marco Valério Classe Colonnelli, UFPB

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL-UFPB). Membro Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Grega da Universidade de Brasília (UNB).

Downloads

Publicado

06-11-2019

Como Citar

CLASSE COLONNELLI, Marco Valério. Caracterização simbólica através de símiles animais na Ilíada. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 38, p. 45, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/46512. Acesso em: 30 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos