AS DUAS FACES DO RISO SATÍRICO DE JÚPITER NA ENEIDA DE VIRGÍLIO
Palavras-chave:
Eneida, Júpiter, sátira, riso anódino, riso vituperiosoResumo
No primeiro canto da Eneida (Aen., I, vv. 223-256), ao ouvir as lamuriosas reclamações da deusa Vênus a respeito do cumprimento dos fados e das desventuras sofridas pelos troianos – feitos de joguete dos deuses sobre o mar –, Júpiter ri, e o termo latino empregado pelo poeta é subridens. Aristóteles, ao mencionar o ridículo e discorrer sobre as raízes da comédia, na sua Poética (IV, 1448b, 23-40; V, 1449a, 32-35) nos permite compreender que existem duas espécies de riso: o anódino e o vituperioso. Por sua vez, Quinto Horácio Flacco, um dos mais celebrados autores latinos, contemporâneo de Virgílio, na sua poesia, distanciando-se do modelo poético de Lucílio, ousa promover uma inovação no modelo do gênero da sátira latina: postulando a possibilidade de uma coexistência, o poeta acrescenta o elemento jocoso ao riso satírico, que, outrora, trazia consigo a solitária presença de um riso só corrosivo. Neste trabalho – que tem como principal objetivo atender aos quesitos de avaliação final do curso “A Prosa Ficcional Latina”, ministrado pela professora Dra. Arlete Mota e pelo professor Dr. Amós Coelho da Silva – nos debruçaremos sobre a Eneida de Virgílio, voltando nossa atenção para o episódio em que Júpiter ri, a fim de, com este recorte, analisar, a partir da nossa leitura exegética da cena, os possíveis tons satíricos presentes nas curvas deste enigmático sorriso do pai dos deuses.
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