PETRÔNIO E SÁTIRA LATINA

Autores

  • Márcia Regina de Faria da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Sátira menipéia, Petrônio, Satyricon, Romance grego

Resumo

Petrônio, autor latino do século I de nossa era, destacou-se como árbitro da elegância (elegantiaearbiter) na corte de Nero. Contudo foi envolvido em uma conspiração e acabou recebendo ordem de suicídio do Princeps. A obra que nos chegou, embora fragmentada, Satyricon, apresenta as principais características da sátira menipéia original, a mistura de prosa e verso, e a ausência de tom moralizante. Mas não se limitada a isso. A sátira amplia-se em toda a extensão da obra, especialmente por utilizar a temática do romance grego de aventuras e costumes para também satirizá-lo. Assim vemos de forma dura e sarcástica os maiores vícios da época de Nero, sem, contudo, notarmos nessa apresentação uma tentativa, por menor que fosse, de moralizar essa sociedade, oferecendo ao leitor a oportunidade de rir de seus próprios contemporâneos.

Biografia do Autor

Márcia Regina de Faria da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui Graduação e Licenciatura em Português-Literaturas (1991) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Português-Latim (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Língua e Literatura Latina (1996) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado (2000) e Doutorado (2008) em Letras Clássicas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2002 e atualmente ocupa a Chefia do Departamento de Letras Clássicas e Orientais. Orienta monitoria e Língua Latina e Cultura Clássica, bem como projeto de Extensão. Tem experiência na área de Língua e Literatura Latina, inclusive em nível de Especialização, com aprofundamento em Lírica Elegíaca Latina. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1945341139174936.

Downloads

Como Citar

da Silva, M. R. de F. (2014). PETRÔNIO E SÁTIRA LATINA. PRINCIPIA, (28), 1–4. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/13799

Edição

Seção

Artigos