Ártemis e Ísis: duas faces de uma mesma divindade
Keywords:
Romance, sincretismo, Ártemis, ÍsisAbstract
Uma das características marcantes do romance grego de aventuras Os Efésios, de Xenofonte de Éfeso é a presença da religiosidade. Com efeito, perpassa toda a narrativa o sincretismo próprio da cultura de então. Determinadas divindades, - Ártemis, Apolo, Ísis, Ápis, Hélio-, desempenham um papel ativo na trama do romance. A narrativa sugere também uma aproximação das deusas Ártemis e Ísis, ao acentuar a pureza e a fidelidade de Habrócomes e Antía, os quais, malgrado as viravoltas da narrativa, perseveram no amor, mantendo-se fiéis um ao outro e se reencontrando no final. Assim sendo, o presente trabalho pretende traçar o perfil de Ártemis e Ísis como divindades que se inter-relacionam dentro do romance Os Efésios.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.