UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES E A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13293Resumo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) concedeu um prazo de oito anos (encerrado em 2004) para que as Instituições de Ensino Superior (IES) apresentassem pelo menos um terço do corpo docente com a titulação mínima de mestrado. O objetivo deste estudo é verificar se o aumento do número de docentes pós-graduados stricto sensu nos cursos de ciências contábeis do estado do Rio de Janeiro (RJ) pode ser associado às aprovações nos exames de suficiência/RJ e com as avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) dos respectivos cursos. Para tal, utilizaram-se os dados públicos disponíveis nos sites do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP), permitindo a análise de 34 IES. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Como resultados, verificou-se que as médias dos percentuais de aprovação dos egressos das IES-RJ nos exames de suficiência no período de 2000 a 2004 apresentaram um comportamento oscilatório com tendência decrescente. Com relação às avaliações do ENADE dos cursos de ciências contábeis, a média diminuiu de 3,27 (2006) para 3,07 (2009) em uma escala máxima de cinco pontos.
Palavras-Chave: Pós-Graduação Stricto Sensu; Ciências Contábeis; Exame de Suficiência do CFC; ENADE.
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