A Poesia Sonora como Voz-Música

Autores/as

  • FLORA FERREIRA HOLDERBAUM

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9653

Resumen

Neste trabalho, proponho pensar no conceito de Voz-Música, como um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular no campo da experimentação poética vocal, conhecido como Poesia Sonora. Introduzo a noção de voz poética e sua ligação com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas partes musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas. Proponho estudar como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido na intercessão destas vozes poéticas: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado.

Biografía del autor/a

FLORA FERREIRA HOLDERBAUM

Bacharel em Artes Visuais pela UDESC. Mestranda em Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa as relações entre composição musical, performance e poesia, em especial a Poesia Sonora. florafh2@gmail.com

Publicado

2014-02-28

Cómo citar

FERREIRA HOLDERBAUM, F. (2014). A Poesia Sonora como Voz-Música. POLÊM!CA, 13(1), 885–905. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9653

Número

Sección

HÍBRIDOS