ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8015Resumen
Objetivou-se, com o presente trabalho, verificar o perfil dos discentes que ingressaram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Laranjal do Jari e estão cursando a disciplina de metodologia da pesquisa científica. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2011 (referente ao 2º bimestre do calendário letivo), utilizando-se um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas. No total foram entrevistados 151 alunos dos cursos técnicos integrados do IFAP (informática, meio ambiente e secretariado). Abordaram-se temas a exemplo da leitura, local de conclusão do ensino fundamental, interpretação de textos, cálculos matemáticos, conhecimento em ciências, importância da metodologia da pesquisa científica para a formação técnica e assuntos ministrados no primeiro bimestre. Vários são os fatores que proporcionaram um impacto negativo a alguns alunos do IFAP Laranjal do Jari ao cursarem metodologia da pesquisa científica, a exemplo de um ensino fundamental com limitações, falta de incentivo à leitura, ausência de atividades práticas e uso de metodologias de ensino ultrapassadas. Para trazer o aluno para o ambiente da cientificidade, vem sendo indispensável à inserção de trabalhos textuais (escrita e leitura), dinâmicas em grupo, correlação da metodologia da pesquisa científica com a área específica, técnicas de apresentação de seminários, buscando, com todas essas ferramentas, contribuir para formação de um técnico com habilidades básicas de pesquisa.Publicado
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