JOHN CAGE: N-1

Autores/as

  • HENRIQUE ROCHA DE SOUZA LIMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10608

Resumen

Resumo: Este trabalho se propõe a articular um encontro entre uma operação artística elaborada pelo compositor norte-americano John Milton Cage (a composição 4’33’’) e um conceito elaborado pelo filósofo francês Gilles Deleuze (o conceito de multiplicidade/n-1). Este encontro é articulado por meio de três momentos: 1º) uma rápida problematização do status da escuta no contexto de certos discursos musicológicos; 2º) uma exposição do contexto de elaboração de 4’33’’; e 3º) uma visitação ao pensamento de Deleuze (e Guattari). O objetivo geral do trabalho é chamar a atenção para o modo como a operação de Cage articula linhas de força que são, ao mesmo tempo, linhas que mobilizam os conceitos mais distintivos da filosofia de Deleuze e Guattari, dentre os quais, multiplicidade, individuação e tempo.

Biografía del autor/a

HENRIQUE ROCHA DE SOUZA LIMA

Graduado em Música pela UFOP. Mestre em Filosofia pela UFOP. Doutorando em Música pela USP. Atualmente, pesquisa interfaces entre diferentes imagens de composição musical e o conjunto de práticas reunidas sob o título de sound design.

Publicado

2014-05-05

Cómo citar

DE SOUZA LIMA, H. R. (2014). JOHN CAGE: N-1. POLÊM!CA, 13(2), 1100–1118. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10608

Número

Sección

HÍBRIDOS