PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DESEJO DE SABER E INIBIÇÃO INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13211Resumo
Este trabalho tem por objetivo ressaltar a fundamentação psicanalítica de que a origem dodesejo de saber encontra-se na erótica da curiosidade infantil e que o impedimento desse movimento dedescoberta, devido à vivência de conflito psíquico, tem grave repercussão na vida da criança que, emgeral, se manifesta no âmbito das dificuldades de aprendizagem. A análise teórico-clínica do caso de umamenina de nove anos revela o sentido da inibição do seu desejo de saber de si e do mundo ao seu redor,tão alienada no desejo materno. Assim, reafirma-se a investigação que considera a inibição intelectualcomo mecanismo original da maior parte dos comportamentos de fracasso escolar, bem como, os estudosque destacam os limites e as possibilidades na articulação psicanálise e educação.
Palavras-chave: Desejo de saber, inibição intelectual, psicanálise e educação.
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