SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA HOMENS PRIVADOS DE LIBERDADE

Autores

  • Sonia De Lurdes Draguette Hillesheim
  • Camélia Santina Murgo
  • Bárbara Cristina Soares Sena

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.39421

Resumo

Resumo: O objetivo proposto para esta pesquisa foi conhecer o que o educando privado de liberdade pensa a respeito da educação no cárcere, assim como verificar a importância atribuída por ele à escola. Para tanto, foram entrevistados oito participantes do sexo masculino, com idades entre vinte a quarenta anos, em situação de detenção em um presídio do estado do Paraná. Os resultados revelaram que não houve indicação de aspectos negativos quanto à educação ofertada no presídio. No sentido oposto do que se esperava, os educandos referem-se à escola como um espaço formativo, acolhedor, que favorece a liberdade de expressão, o respeito e a formação de vínculos significativos com os professores. Acreditam na educação, mencionam metas e sonhos e mostraram-se otimistas com relação ao seu futuro. Espera-se que o estudo colabore para a reflexão acerca de estratégias educativas que possam favorecer a sensibilização e a preparação de alunos privados de liberdade quanto à importância da educação na vida e no retorno à sociedade.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Privação de liberdade. Significados da educação.

Abstract: The objective of this research was to know what the learner thinks about the education in the jail, as well as to verify the importance attributed by him to the school. For that, eight male participants, aged between twenty and forty years, were interviewed in a prison in the state of Paraná. The results revealed that there was no indication of negative aspects regarding the education offered in the prison. In the opposite direction of what was expected, the students refer to the school as a formative, welcoming space that favors freedom of expression, respect and the formation of significant ties with teachers. They believe in education, mention goals and dreams, and show optimism about their future. It is hoped that the study will contribute to the reflection on educational strategies that may favor the sensitization and preparation of students deprived of their liberty regarding the importance of education in life and in the return to society.

Keywords:  Youth and adult education. Deprivation of liberty. Meanings of education.

Downloads

Publicado

2019-01-14

Como Citar

Draguette Hillesheim, S. D. L., Santina Murgo, C., & Soares Sena, B. C. (2019). SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA HOMENS PRIVADOS DE LIBERDADE. POLÊM!CA, 18(3), 013–032. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.39421

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS