MILITÂNCIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: desafios em tempos de crise

Autores

  • ROGÉRIO GONÇALVES DE FREITAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2715

Resumo

Este trabalho discute os desafios que se colocam para a categoria docente em face da crise aguda do sistema do capital. Retrata algumas políticas de privatização das universidades públicas no período de Fernando Henrique Cardoso e de Lula da Silva, fomentando em seguida, de maneira preliminar, a discussão da categoria denominada professor militante utilizada para designar a atuação docente comprometida com um projeto histórico de ruptura com o capital.

Palavras-chave: Ensino Superior. Crise do capital. Professor Militante.

Biografia do Autor

ROGÉRIO GONÇALVES DE FREITAS

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado Pará (UEPA), é Especialista em Docência do Ensino Superior (ICED/UFPA). Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em nível de Mestrado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA na condição de Discente. É Bolsista do CNPq. Tem experiência na área de Educação, Educação Física, Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Profissional , Mundo do Trabalho, Precarização do Trabalho, Saúde Docente e Qualidade de Vida.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

DE FREITAS, R. G. (2012). MILITÂNCIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: desafios em tempos de crise. POLÊM!CA, 9(1), 110 a 116. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2715

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS