FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA
  • SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2712

Resumo

A Educação Inclusiva implica na mudança paradigmática de posturas e de interpretação acerca do fenômeno da deficiência. Nesse processo, a contribuição da Psicologia destaca-se justamente por fornecer fundamentos teóricos para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Este artigo discute as contribuições das teorias sócio-interacionistas de Vygotsky e Feuerstein e suas relações com duas tendências encontradas nas práticas em Educação Inclusiva: propositiva e analítica. Conclui-se que a prática atual em Educação Inclusiva se aproxima mais de um enfoque propositivo, diferentemente dos fundamentos teóricos aqui discutidos. Estes exigem analisar as implicações do processo inclusivo para a promoção do potencial de aprendizagem do aluno - objetivo final de uma educação inclusiva de qualidade, para todos.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Psicologia. Fundamentos teóricos

Biografia do Autor

ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA

Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO

Professora Doutora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

DA CUNHA, A. C. B., & ENUMO, S. R. F. (2012). FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POLÊM!CA, 9(1), 92 a 99. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2712

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS