FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2712Resumo
A Educação Inclusiva implica na mudança paradigmática de posturas e de interpretação acerca do fenômeno da deficiência. Nesse processo, a contribuição da Psicologia destaca-se justamente por fornecer fundamentos teóricos para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Este artigo discute as contribuições das teorias sócio-interacionistas de Vygotsky e Feuerstein e suas relações com duas tendências encontradas nas práticas em Educação Inclusiva: propositiva e analítica. Conclui-se que a prática atual em Educação Inclusiva se aproxima mais de um enfoque propositivo, diferentemente dos fundamentos teóricos aqui discutidos. Estes exigem analisar as implicações do processo inclusivo para a promoção do potencial de aprendizagem do aluno - objetivo final de uma educação inclusiva de qualidade, para todos.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Psicologia. Fundamentos teóricosDownloads
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