DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: SUBSÍDIOS DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • CÍNTIA DE MENEZES FERNANDES BERNAL

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2711

Resumo

Este artigo busca tecer correlações entre as práticas de inclusão de alunos com algum tipo de deficiência em escolas comuns e os pressupostos da abordagem histórico-cultural. Para tanto, construímos a argumentação a partir da discussão sobre as premissas da abordagem histórico-cultural, destacando a relevância das experiências sociais na constituição dos processos psicológicos superiores no contexto do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. As idéias apresentadas pretendem reafirmar que as condições da vida escolar são determinantes para o desenvolvimento e a aprendizagem desses alunos. Buscam também questionar o papel do poder público no que tange à formulação de políticas voltadas aos alunos com algum tipo de deficiência.

Palavras-chave: aprendizagem; desenvolvimento; inclusão escolar

Biografia do Autor

CÍNTIA DE MENEZES FERNANDES BERNAL

Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutora em Educação. Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba – Uniso

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Publicado

2012-03-23

Como Citar

BERNAL, C. D. M. F. (2012). DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: SUBSÍDIOS DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. POLÊM!CA, 9(1), 84 a 91. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2711

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS