AUTISMO, FAMÍLIA E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2693Resumo
RESUMO: O presente artigo é parte de minha pesquisa de doutorado que investigou o cotidiano da inclusão de alunos com autismo nas classes regulares[1]. A pesquisa de cunho qualitativo analisou a percepção dos professores, dos diretores de escola, dos colegas de sala e dos familiares sobre a inclusão desses alunos. A família recebeu uma atenção de destaque no artigo visto que o diagnóstico do autismo traz significativas alterações na dinâmica familiar, tais como separações conjugais, mudanças ou abandono da profissão por parte da mãe, quando não encontra um cuidador para seu filho, além de sentimentos ambivalentes pelo filho não esperado. Os processos de exclusão social são marcantes e contínuos. Há uma enfática expectativa sobre a entrada do filho na escola e o desejo de normalização e cura pela educação que não se confirmam, e fazem com que os pais sintam-se frustrados, especialmente quando comparam seus filhos com outras crianças. Os familiares apontam várias fragilidades na inclusão educacional que reforçam a necessidade da interlocução de diversas políticas públicas para a oferta de uma escola inclusiva promotora de desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chave: autismo- família- inclusão-educação- exclusão
[1] Tese defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC_Rio, orientada pela Profa. Junia de Vilhena. Serra (2008).
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