CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.36996Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Educação, Tecnologias digitais.Resumen
Na tentativa de provocar o debate e a apropriação das narrativas em quadrinhos digitais como meios vinculados às práticas sociais de educar, buscamos dar visibilidade às histórias em quadrinhos (HQs) como possibilidades de articular signos, imagens e leituras de mundo, colocando em jogo as ambiguidades da imagem e da composição de conhecimentos, por meio dos processos sociais da arte em quadrinhos. A partir da abordagem hermenêutica, percebemos que há uma popularização das HQs em espaços hipermidiáticos e, nessa perspectiva, procuramos evidenciar as contribuições das HQs para o processo de leitura e exploração de diferentes mundos na educação. As contribuições que as tecnologias digitais trazem para a linguagem dos quadrinhos são nítidas, pois agregam características como o som, a imagem, o hipertexto, a animação e a interatividade no trabalho pedagógico. As obras quadrinizadas adquirem características alargadas da versão original impressa, fornecendo elementos para a criação de uma pluralidade de leituras, tendo por base ressignificar a dimensão estética das fruições de leitura com a arte. Concluímos que as HQs podem gerar novas condições para a leitura de textos imagéticos na educação, provocando outras percepções e relacionamentos com os textos, a ludicidade e as experiências narrativas, visto que a leitura das HQs permite uma aproximação dinâmica entre a polifonia da imagem, dos enredos e das linguagens no mundo online, constituindo-se numa experiência educativa que envolve a imaginação criadora e a possibilidade de ressignificar a leitura de imagens na pluralidade de interpretações e impactos engendrados com as HQs digitais.
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