2020 – NARRATIVAS INDÍGENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.61087

Palabras clave:

narrativas indígenas, pandemia, pesquisa com cotidianos

Resumen

Em nossas redes sociais, amigas e amigos indígenas estão narrando seus momentos de medos, inseguranças, incertezas e suas práticas cotidianas de resistências e criações através de postagens ou por meio de audiovisuais que ficam disponíveis em plataformas públicas. O objetivo principal deste artigo é narrar e analisar os impactos da covid-19 nas práticas cotidianas destes indígenas. Este artigo tem como referencial estético, ético, político, epistemológico e metodológico as pesquisas com os cotidianos, tendo como principal referência o autor Michel de Certeau. Como resultado, temos o registro histórico dos impactos da covid-19 nos cotidianos de indígenas a partir de suas narrativas; a compreensão das transformações impostas pela pandemia no cenário atual e os movimentos de resistências e criações cotidianas das/dos indígenas. Concluímos valorizando as aprendizagens com indígenas, afinal, são mais de 500 anos de resistência à inúmeras tentativas de extermínio, apagamentos e produção de invisibilidade.

Biografía del autor/a

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Líder do Grupo de Pequisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas. Editor da Revista Vagalumear. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Bacharel e licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Jardim. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). 

Publicado

29.10.2021

Cómo citar

Peixoto, L. F., & Pacífico, M. (2021). 2020 – NARRATIVAS INDÍGENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Periferia, 13(2), 92–110. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.61087