LAZER E FAVELA: o Morro do Timbau e seu Arraiá da (Re)existência
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48753Resumo
A Favela da Maré é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro com cerca de 140 mil habitantes, localizado no coração das principais vias da cidade. O bairro é conhecido pelas narrativas sobre violência e pobreza divulgadas pela imprensa de forma constante há muitas décadas. Em 1978, a região também ficou conhecida como “o fim do mundo” depois de um artigo do Jornal do Brasil com o título:” Favela da Maré: aqui é o fim do mundo”. Essas narrativas oficializadas sobre a região imperam como obstáculos aos moradores, que continuam a serem estigmatizados e excluídos socialmente. No entanto, buscando entender este território para além da violência e narrativas pejorativas. O presente artigo é um desdobramento da tese de doutorado “Maré de Lazer: construções, sociabilidades e significados dos lugares de Lazer no Morro do Timbau que buscou investigar as histórias dos espaços de lazer a partir das memórias e registros dos moradores. O trabalho analisou a maneira como se configuraram as memórias locais, sociabilidades e identidades tecidas através das experiências fomentadas em uma das primeiras festas registradas na região (Arraiá do Bico Mudo), indicando como os moradores buscaram resistir em um território marcado historicamente pela precarização e abandono do poder público, típico de tantas periferias pelo país. Destaca-se, nesse processo, o empenho de grupos no uso e construção de espaços de lazer marcados por relações afetivas. Além disso, o trabalho também investiga as formas como foram tecidos os arranjos coletivos, tais como os laços de amizade, conflito, territorialidade e resistência a partir da vivência e construção do “Arraiá”. Esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa por meio de entrevistas narrativas, análises de fotos e documentos. Com isso, a tese aponta para a importância em dar visibilidade às experiências que contestam o estigma do bairro apresentando uma narrativa que valoriza as afetividades, as sociabilidades, as memórias e as construções identitárias construídas partir do lazer.Downloads
Publicado
08.10.2020
Como Citar
do Nascimento, D. S., & da Silva, L. C. (2020). LAZER E FAVELA: o Morro do Timbau e seu Arraiá da (Re)existência. Periferia, 12(2), 16–38. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48753
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).