O LUGAR DA FAVELA COMO PATRIMÔNIO NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48714Palavras-chave:
Favela, Patrimônio, Território, Paisagem Cultural, Miracema-RJ.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a constituição da favela como patrimônio e paisagem cultural na cidade de Miracema. Apresenta a diversidade cultural imaterial e as expressões das comunidades locais que são reproduzidas materialmente nos bairros destacados para análise. Evidencia sistemas sociais excludentes, tensões, preconceitos, contradições sociais, criminalidade e violência, que contribuem para a construção de um estereótipo negativo, dificultando o reconhecimento de seus atributos culturais, sociais e históricos. Disserta também sobre a introdução da legislação de patrimônios culturais e a patrimonialização da favela no Brasil. Além disso, discute sobre os instrumentos de planejamento territorial em Miracema, analisando não só a sua aplicabilidade na infraestrutura urbana, mas também na minimização da segregação socioespacial nestes lugares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).