CORTIÇOS E PATRIMÔNIO NOS ANOS 1980: tristes desfechos no bairro da Bela Vista, em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48591Palavras-chave:
cortiços, patrimônio, Bela Vista, destruiçãoResumo
Para este artigo, foram selecionados dois casos por meio dos quais é possível problematizar as relações entre cortiços e patrimônio no bairro da Bela Vista, em São Paulo, durante a década de 1980: o do cortiço conhecido como "Vaticano” e o dos casarões das ruas Assembleia e Jandaia, que permaneceram ocupados com habitações coletivas entre os anos 1960 e 1980. Ambos os casos evidenciam que tanto o patrimônio quanto os cortiços constituíram, naquele momento, elos frágeis no embate de forças entre os moradores, os interesses dos proprietários, do setor imobiliário e da municipalidade e a preservação do patrimônio edificado e dos lugares de moradia. A reflexão é pertinente na medida em que se acredita que essa desigualdade de forças faça parte das dinâmicas urbanas das grandes cidades brasileiras até os dias atuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).