O MUSEU DAS REMOÇõES SOMOS NÓS - Cotidiano e memórias na (e da) Vila Autódromo
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48234Palavras-chave:
Museus sociais, memória, cotidiano, favelas, Rio de Janeiro.Resumo
Este artigo busca explorar a relevância dos usos da memória na construção do cotidiano da Vila Autódromo, a partir da formação do Museu das Remoções, localizado na comunidade. O processo de remoção quase completa da localidade já foi bastante explorado nos últimos anos (TANAKA et al, 2018; GONÇALVES & VALE, 2019; MEDEIROS, 2019; entre outros) assim como a formação do Museu das Remoções (BOGADO, 2017; CHAGAS et al, 2018). Há uma lacuna, passados os Jogos Olímpicos, no que tange ao entendimento dos usos das memórias dos antigos e atuais moradores para a construção do Museu e de seu cotidiano na localidade. Este artigo pretende explorar esse caminho através de pesquisa histórica e exploração empírica. Na primeira parte, é apresentada a formação dos museus sociais na cidade, inclusive o Museu das Remoções. Em seguida, analisam-se os usos das memórias na construção do cotidiano da Vila Autódromo atual, e o que representam na luta pelo direito à cidade que os moradores continuam travando diariamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).