A TEORIA DA DIALOGICIDADE EM MARTIN BUBER E PAULO FREIRE: APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS CONCEITUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.45672

Palavras-chave:

Diálogo, Educação, Paulo Freire, Martin Buber

Resumo

Resumo

Este artigo tem como eixo principal a análise sobre a dialogicidade no pensamento educacional de Paulo Freire e Martin Buber, isto é, versará sobre a categoria diálogo como elemento central. A pesquisa objetiva realizar um estudo comparativo sobre as teorias da dialogicidade dos dois pensadores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos são o levantamento bibliográfico e a sistematização e análise dos dados, na qual se utilizou a técnica da Análise de Conteúdos. O uso da comparação, enquanto perspectiva de análise possibilita realizar aproximações e discordâncias presentes na base epistêmica Freireana e Buberiana. Os referenciais mais representativos foram: Freire (1979, 1980a, 1980b, 1996, 1997, 2007 e 2017); Buber (2012); Querette (2007); Zuben (2012) e Schneider (1998). A concepção freireana de educação é reconhecidamente uma referência nas práticas educativas no contexto brasileiro, por outro lado o pensamento educacional Buberiano não é tão disseminado, apesar de sua grande contribuição para a educação. Identificamos pontos de aproximações e de afastamentos entre esses dois autores em termos da teoria da dialogicidade em suas dimensões existencial, ético-política e educacional. Todavia, não se trata de realizar uma problematização sobre qual concepção é melhor visibilizada, pois além de questões de construções teóricas particulares, os autores vivenciaram épocas e contextos diferentes. Assim o mais interessante é entender a contribuição que ambos trazem para o campo educacional, consequentemente para a vida humana.

 

Palavras-Chave: Diálogo; Educação; Paulo Freire; Martin Buber

Biografia do Autor

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Waldma Maíra Menezes de Oliveira é doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2015), Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Montenegro (2012) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011). Apresenta formação complementar em Técnicas de interpretação em Libras pela Associação de tradutores e Intérpretes do Pará (ASTILP) e certificação de instrutora de Libras pelo PROLIBRAS/MEC (2010). Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular (NEP) da UEPA, vinculada a linha Educação Inclusiva e Diversidade, e colaboradora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) coordenado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora de Libras na Universidade Federal do Pará no Campus Universitário do Baixo Tocantins/ Cametá, Coordena o Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina - GESAT, o Coral de Libras- Mãos que Falam da UFPA/CAMETÁ, a Pós -graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva no Campo e a Divisão de Inclusão Educacional - DIE. Atua na área da Educação, Educação Inclusiva, com ênfase na Surdez. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico- cultural são: Educação, Pensamento decolonial, interculturalidade crítica, Representações Sociais, Educação do campo, educação inclusiva, educação de surdos, Língua Brasileira de Sinais, bilinguismo, Intérprete de Libras, Adaptações Metodológicas e Curriculares.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP/UNAM/UAM-México. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará

Lyandra Lareza da Silva Matos, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia; Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Integra o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA). Participa como docente e orientadora do Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR e, exerce atividade como professora da Universidade do Estado do Pará

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Oliveira, W. M. M. de, Oliveira, I. A. de, & Matos, L. L. da S. (2020). A TEORIA DA DIALOGICIDADE EM MARTIN BUBER E PAULO FREIRE: APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS CONCEITUAIS. Periferia, 12(1), 36–60. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.45672