Bullying em Debate na Escola Através do Cinema.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42266Palavras-chave:
violência, bullying, tecnologias, cinema, educação.Resumo
O bullying é um problema que vem sendo detectado em muitas escolas, sejam públicas ou privadas; Ainda assim, escola e família, desconhecem suas características, ou as graves consequências dos atos cruéis e intimidadores. No dia 06 de novembro de 2015, a presidenta Dilma sancinou a lei 13.185, e instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional, fundamenta e orienta ações de combate ao bullying no âmbito dos sistemas de ensino. Entre elas, integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo; implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação. Nesse sentido, o artigo pretende discutir o bullying, seu conceito, características, e a possibilidade de integrar o tema no currículo por meio do cinema, da produção de vídeo na escola. Trata-se de uma oportunidade de ampliar repertórios e os espaços de convivência entre discentes, docentes e toda comunidade através de CineClubes (espaços de produção, exibição e discussão) criados na escola, com agenda de sessões no calendário e/ou planejamento, de modo que os professores colaborem com títulos, dicas, e, possam utilizar a linguagem cinematográfica em suas atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).