Bullying em Debate na Escola Através do Cinema.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42266Keywords:
violência, bullying, tecnologias, cinema, educação.Abstract
O bullying é um problema que vem sendo detectado em muitas escolas, sejam públicas ou privadas; Ainda assim, escola e família, desconhecem suas características, ou as graves consequências dos atos cruéis e intimidadores. No dia 06 de novembro de 2015, a presidenta Dilma sancinou a lei 13.185, e instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional, fundamenta e orienta ações de combate ao bullying no âmbito dos sistemas de ensino. Entre elas, integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo; implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação. Nesse sentido, o artigo pretende discutir o bullying, seu conceito, características, e a possibilidade de integrar o tema no currículo por meio do cinema, da produção de vídeo na escola. Trata-se de uma oportunidade de ampliar repertórios e os espaços de convivência entre discentes, docentes e toda comunidade através de CineClubes (espaços de produção, exibição e discussão) criados na escola, com agenda de sessões no calendário e/ou planejamento, de modo que os professores colaborem com títulos, dicas, e, possam utilizar a linguagem cinematográfica em suas atividades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).