ENTRE PRÁTICAS E SABERES: O estágio supervisionado no curso de pedagogia na UFAC ofertado pelo PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.41000Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores, práticas e saberes pedagógicosResumo
A partir das experiências vivenciadas na prática pedagógica dos Estágios Supervisionados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado no Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ofertado pela UFAC, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e os saberes produzidos pelos(as) professores(as)-estagiários(as) e suas repercussões no trabalho escolar. Como aporte teórico as análises se assentam nos estudos de Pimenta (2006, 2010); Ponte (2006); Tardif (2002) dentre outros. A investigação é de abordagem qualitativa com caráter descritivo e analítico, utilizando-se de pesquisa de campo com a realização de entrevista semiestruturada para a coleta dos dados empíricos. As reflexões construídas ao longo da investigação revelaram que os professores(as)-estagiários(as) possuem saberes plurais, situados em sua realidade social e profissional, saberes estes advindos da história de vida, das relações que estabelecem a partir das suas experiências como docentes e vinculados ao contexto de trabalho em que os mesmos atuam no meio rural. Conclui-se que os Estágios Supervisionados oportunizaram momentos para que os(as) professores(as) pudessem reafirmar o saber e o saber fazer consagrados pelas suas experiências e de reflexão sobre a prática pedagógica e a identidade profissional, bem como também questionar práticas já cristalizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).