O AMBIENTE DE ENSINO DO FUTURO “Rompendo as amarras”
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2010.3446Keywords:
Sala de aula, tecnologia, aprendizagemAbstract
DOI: 10.12957/periferia.2010.3446
Para a maioria das pessoas, a representação do ensino superior é a sala de aula: professores falando, alunos ouvindo atentamente e fazendo anotações. O avanço dos alunos em direção ao seu diploma é medido pelo tempo que eles passam em sala de aula. O ritmo do dia a dia de uma Faculdade ou Universidade é essencialmente determinado pela programação das salas de aula, o toque dos sinais que enchem os corredores de alunos e professores correndo para a próxima aula. Vários educadores, no entanto, cada vez mais argumentam que tais salas de aula são ineficazes como ambientes de aprendizagem e que elas não deveriam mais ser construídas (1). Mas o que deveria substituí-las? Levando em consideração o futuro do espaço de aprendizagem, vamos discutir (1) algumas razões pelas quais as salas de aula tradicionais são inadequadas e precisam mudar, (2) algumas idéias que rompem com essas tradições, e (3) algumas sugestões de áreas que as equipes de planejamento devem ter em mente para que surjam idéias de futuros espaços de ensino mais pioneiros e menos cópias dos que já existem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).