A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO JUNTO AS MULHERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS NA BAIXADA CUIABANA-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33321

Palavras-chave:

mulheres, comunidades tradicionais, território

Resumo

O Nedet (Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana) da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) tem desenvolvido trabalho junto às mulheres do Território, contribuindo com a autonomia de mulheres que vivem em áreas rurais para que tenham renda e mais independência no ambiente familiar. Nesse sentido, temos feito Encontros de Mulheres dos Territórios Rurais e da Cidadania do Estado de Mato Grosso. Já foram organizados três eventos, um como evento paralelo ao SEMIEDU (Seminário de Educação da UFMT), em conjunto com grupos de pesquisa da UFMT e os outros dois nos espaços de Comunidades Tradicionais Camponesas.  O objetivo dos respectivos eventos foram expor para a comunidade acadêmica e à população, produções científico-culturais produzidas no âmbito dos Comitês de Mulheres dos Colegiados Rurais. Carece destaque que a criação e articulação do Comitê de Mulheres leva em conta o empoderamento das mulheres para que atuem no meio em que vivem da forma mais independente possível, sobretudo que se levantem contra a violência de gênero muito presente, sobretudo no campo, onde os meios de proteção são mais difíceis de chegar. Também é uma forma de contribuir com o conhecimento acerca do patriarcado, para que possam reivindicar um lugar de igualdade junto ao lar; assumir o espaço de decisão no lote rural; decidir no que investir com o dinheiro da produção e sobre os espaços de morada da comunidade rural, locais de convívio e bem viver.

Biografia do Autor

Lisanil Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica e Coordenadora do TCC do Curso de Pedagogia desde 2006. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos, com o título: Estudo da pedagogia da rua nas ações do Colegiado Territorial do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Sob a supervisão do professor Doutor Boaventura de Sousa Santos.

Waldineia Antunes Alcantara Ferreira, UNEMAT

Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena.

Downloads

Publicado

10.07.2018

Como Citar

Pereira, L. C. P., & Ferreira, W. A. A. (2018). A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO JUNTO AS MULHERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS NA BAIXADA CUIABANA-MT. Periferia, 10(2), 103–118. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33321