PÓS-COLONIALISMO, EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA LATINO-AMERICANA EM “ARIEL”, DE RODÓ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27343Keywords:
Rodó, educação, pós-colonialismoAbstract
DOI: 10.12957/periferia.2016.27343
O objetivo deste artigo é analisar o pensamento sobre educação do escritor uruguaio José Enrique Rodó, que fez parte do movimento literário conhecido como “Geração Hispano-Americana de 98”, a partir de sua obra Ariel, publicada em 1900. Neste ensaio, é possível observar como este intelectual idealizou a constituição de uma identidade latino-americana em pleno modernismo hispano-americano. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que posiciona o literato dentre os intelectuais mais importantes de seu país, a partir das reflexões levantadas de combate à influência estadunidense, apresentada ostensivamente no ano de 1898. Em Ariel, Rodó demonstra a importância da educação na definição da cultura e da política de um povo, e delineia uma cultura latino-americana valorosa, altruísta, oposta ao utilitarismo frio, egoísta e estadunidense.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).