FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: A REALIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FCAP/UPE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2015.18916Palavras-chave:
ensino superior, formação docente, saberes docentes, construção dos saberes docentes.Resumo
DOI: 10.12957/periferia.2015.18916
Este artigo trata das fases da formação docente, de professores que lecionam no Curso de Administração, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, unidade de ensino da Universidade de Pernambuco. O estudo objetivou identificar como se deu a formação docente dos professores que exercem suas atividades de ensino na instituição. Para tratar desse tema, utilizamos como referência básica os estudos de Mizukami (2008). Utilizamos a pesquisa qualitativa, com aplicação da entrevista semiestruturada e observação participante, 2009/2010. O estudo revelou que nenhum dos professores teve sua formação acadêmica voltada para o magistério superior, passando a exercer a prática de uma atividade profissional para a qual não tiveram nenhuma formação superior própria; nem intencionalidade para essa formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).