PROFANAÇÕES BENJAMINIANAS E A PRÁTICA GRAFITEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2015.18869Palavras-chave:
grafite, Benjamin, pós-modernidade, memória social.Resumo
DOI: 10.12957/periferia.2015.18869
Walter Benjamin (1892-1940) foi um pensador ímpar na história do pensamento crítico da cultura moderna da primeira metade do século XX. Sua vasta obra abriu tentáculos nos mais diversos campos do conhecimento (filosofia, história, literatura e artes). Plural e muitas vezes visto como marginal, recebendo críticas pelo seu descompromisso com o rigor científico da academia, o pensamento deste autor ressoa com muita potência em muitos campos de conhecimento e práticas contemporâneas. A tentativa deste trabalho é de estabelecer a relação entre Benjamin e a prática grafiteira, que conheceria seu boom nas grandes metrópoles décadas após a prematura morte de Benjamin, mas que não deixaria de carregar aspectos centrais tanto do pensamento benjaminiano quanto de seu processo de construção e apresentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).