PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSCIENTIZAÇÃO OU CONVERSÃO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17252Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, práticas docentes, conscientizaçãoAbstract
Marta Ferreira
DOI: 10.12957/periferia.2014.17248O presente artigo pretende estabelecer o debate das possibilidades de práticas docentes comprometidas com a transformação das relações educativas e societárias em espaços formais de escolarização para jovens e adultos trabalhadores. Esse esforço e esse compromisso político, por parte dos docentes, estão fortemente vinculados ao pensamento freiriano e aos pressupostos da Educação Popular. O debate será estabelecido a partir da categoria conscientização, em diálogo com autores de matrizes crítica e conservadora, a saber: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marilena Chauí, Giovanni Semeraro, Hugo Lovisolo e Hannah Arendt. Procura-se, assim, problematizar, a partir de tal categoria, os caminhos metodológicos e políticos de uma educação de jovens e adultos comprometida com a emancipação de seus alunos e com a transformação societária, entendendo, portanto, que tais ações se consubstanciam na atualização/radicalização dos pressupostos da Educação Popular em processos formais de escolarização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).