A escrita de Eliana Alves Cruz contra a onda do silenciamento: uma proposta didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89433

Palavras-chave:

Memória cultural, Literatura de autoria negra, formação do leitor, Protagonismo estudantil, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de leitura e discussão do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, como ferramenta pedagógica em turmas do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de estimular reflexões críticas sobre memória, racismo e diáspora africana. Fundamentado nos princípios da Lei 10.639/03 e partindo da discussão que tem como cerne a memória, o estudo propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona literatura, história e geografia, promovendo a valorização de narrativas silenciadas pela historiografia colonialista. A metodologia adotada nesta proposta incluiu atividades como rodas de leitura, produção de textos criativos e uma saída de campo pela região do Cais do Valongo, explorando a memória histórica de espaços relacionados à escravização no Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Fonseca, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ

Possui Licenciatura em Letras: Português-Literaturas (2017) pela Faculdade de Letras da UFRJ, Mestrado em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pelo PPGLEV-UFRJ (2020) e Doutorado em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) também pelo PPGLEV-UFRJ (2022). Desde a iniciação científica (2014-2016, com bolsa concedida pelo CNPq), dedica-se ao estudo da obra de Hélia Correia, resultando em uma dissertação cujo corpus privilegiado foi o romance "A Casa Eterna" (1991) e em uma tese que teve por interesse estudar as travessias na novelística da autora. Tem interesse, sobretudo, nas relações entre Literatura, História e Memória e nos seguintes temas: literatura portuguesa dos séculos XX e XXI; diálogos entre as Literaturas de Língua Portuguesa; intertextualidades; deslocamentos e travessias; escritas em feminino; formação do leitor literário e ensino de literatura. Atualmente, é Professor Adjunto de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (UERJ).

Adriana Cristina Lopes Gonçalves Mallmann, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Letras, Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017/2021). Atua como professora de Língua Portuguesa e de Literatura desde 2010. Ao longo desses anos, foi professora substituta de Língua Portuguesa (2016) no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola SESC de Ensino Médio (ESEM). Atualmente é professora Adjunta nível 2 no Departamento de Línguas e Literatura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe, mais especificamente, no âmbito do período composto. Desenvolve pesquisas nos campos da sintaxe, prosódia e pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: análise discursiva-funcional e interface sintaxe-prosódia. Além disso, é coordenadora do projeto de pesquisa Olhares sobre metodologias no ensino de língua materna e do projeto de extensão sobre ensino de Língua Portuguesa e Literatura por meio das metodologias ativas. Sendo assim, seus trabalhos se concentram majoritariamente em teorias funcionalistas de base americana e em ensino de Língua Portuguesa para a educação básica.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20 de fev. 2022.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

CRUZ, Eliana Alves. O crime do Cais do Valongo. Rio de Janeiro: Malê, 2018.

DALVI, Maria Amélia. Leitura na escola. Propostas didáticas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

DIAS, Ana Crelia et al. Além das fronteiras: literatura, ensino, interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ondas, torrentes e barricadas. serrote, n. 33, p. 115-143, novembro 2019.

DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. [s.l.]: Mentor Book; The New American Library, 1950.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

ISER, Wolfgang. O ato de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa. (org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983, 2v.

KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura. Teoria e prática. 16ª edição, Campinas: Pontes Editora, 2016.

MARTIN, Vima Lia de Rossi; BUENO, André de Godoy. Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira. Linha D’Água, v. 29, n. 1, p. 29-43, jun. 2016.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp content/uploads/2013/12/mudando_moran >. Acesso em: 27 ago. 2015.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Caderno de Pesquisa. v. 42, n. 145, p.272-283, jan./abr. 2012.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de.; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

FONSECA, Carlos Henrique; LOPES GONÇALVES MALLMANN, Adriana Cristina. A escrita de Eliana Alves Cruz contra a onda do silenciamento: uma proposta didática. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 76–93, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.89433. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/89433. Acesso em: 30 jun. 2025.