A escrita de Eliana Alves Cruz contra a onda do silenciamento: uma proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89433Palavras-chave:
Memória cultural, Literatura de autoria negra, formação do leitor, Protagonismo estudantil, interdisciplinaridadeResumo
O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de leitura e discussão do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, como ferramenta pedagógica em turmas do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de estimular reflexões críticas sobre memória, racismo e diáspora africana. Fundamentado nos princípios da Lei 10.639/03 e partindo da discussão que tem como cerne a memória, o estudo propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona literatura, história e geografia, promovendo a valorização de narrativas silenciadas pela historiografia colonialista. A metodologia adotada nesta proposta incluiu atividades como rodas de leitura, produção de textos criativos e uma saída de campo pela região do Cais do Valongo, explorando a memória histórica de espaços relacionados à escravização no Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20 de fev. 2022.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
CRUZ, Eliana Alves. O crime do Cais do Valongo. Rio de Janeiro: Malê, 2018.
DALVI, Maria Amélia. Leitura na escola. Propostas didáticas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
DIAS, Ana Crelia et al. Além das fronteiras: literatura, ensino, interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ondas, torrentes e barricadas. serrote, n. 33, p. 115-143, novembro 2019.
DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. [s.l.]: Mentor Book; The New American Library, 1950.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
ISER, Wolfgang. O ato de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa. (org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983, 2v.
KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura. Teoria e prática. 16ª edição, Campinas: Pontes Editora, 2016.
MARTIN, Vima Lia de Rossi; BUENO, André de Godoy. Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira. Linha D’Água, v. 29, n. 1, p. 29-43, jun. 2016.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp content/uploads/2013/12/mudando_moran >. Acesso em: 27 ago. 2015.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Caderno de Pesquisa. v. 42, n. 145, p.272-283, jan./abr. 2012.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de.; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.