Interrupção e repetição em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86162

Palavras-chave:

Romance brasileiro contemporâneo, Narração, Interrupção, Repetição

Resumo

Este artigo objetiva explorar dois procedimentos narrativos no romance As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, a interrupção e a repetição. O romance é narrado em primeira pessoa e tematiza a exclusão e as violências sofridas pela narradora, inclusive dentro de seu âmbito familiar. O trabalho traz alguns sentidos possíveis para a interrupção, como o trauma e a busca da própria identidade, questão fundamental para a obra, bem como para a repetição, cujos sentidos, em grande parte, se ligam ao ressentimento e a uma dimensão política que atravessa a narração. Alguns autores citados são Theodor Adorno (2003), Márcio Seligmann-Silva e Joseph Hillis Miller (1982), além de pesquisadores que contribuíram para a fortuna crítica de Felinto.

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Biografia do Autor

Pablo Vinícius Nunes Garcia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Bacharel em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. 

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

NUNES GARCIA, Pablo Vinícius. Interrupção e repetição em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 47, p. 524–538, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.86162. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/86162. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)