Intermidialidade músico-literária em Luiz Antonio de Assis Brasil: aproximações entre O inverno e depois e o Concerto para violoncelo e orquestra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60137

Palavras-chave:

Estudo intermidiático, Estudo das relações músico-literárias. Estudo interartes..

Resumo

Este estudo possui como objetivo compreender a presença da intermidialidade no romance O inverno e depois, de Luiz Antonio de Assis Brasil. O autor parte de relações entre o universo literário e o musical para construir sua narrativa ficcional, onde o Concerto para violoncelo e orquestra, do compositor checo Antonín Dvořák, torna-se a base influenciadora da estrutura romanesca construída por Assis Brasil. Nesse sentido, buscamos evidenciar como os aspectos musicais que compõem essa primeira mídia (o concerto), são utilizados para a construção da segunda mídia (o romance assisiano), uma vez que, ainda que pertençam a códigos semióticos distintos, um ao literário e o outro ao musical, a obra de Luiz Antonio de Assis Brasil é influenciada diretamente pelo concerto de Antonín Dvořák, de modo especial em sua estrutura narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemilson Antônio Brambilla, Universidade de Passo Fundo

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF).

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

BRAMBILLA, Edemilson Antônio. Intermidialidade músico-literária em Luiz Antonio de Assis Brasil: aproximações entre O inverno e depois e o Concerto para violoncelo e orquestra. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 36, p. 270–286, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.60137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/60137. Acesso em: 28 jul. 2025.