Nelson Rodrigues, da literatura para o cinema: uma análise sobre a adaptação audiovisual do romance "O casamento"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60099Palavras-chave:
O casamento, literatura, adaptação, cinema.Resumo
O romance O casamento (1966), de Nelson Rodrigues, conta as vinte e quatro horas que antecedem o casamento de Glorinha – filha caçula de Sabino. Este é surpreendido por seu amigo, Dr. Camarinha, com a notícia de que o noivo de Glorinha foi visto beijando outro homem na boca. A partir de então, descortinam-se os segredos mais recônditos da família de Sabino – que insistia em viver das aparências. Em 1975, Arnaldo Jabor decide fazer a adaptação dessa obra para o cinema. O presente estudo analisa em que medida Jabor realiza essa adaptação, buscando mostrar as estratégias empregadas por Jabor na tentativa de transpor a linguagem literária para o audiovisual. André Bazin, Robert Stam e Ismail Xavier são alguns dos teóricos que servirão de base para este estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.