Da canção ao livro: procedimentos de transposição e referência em Gigolô de Bibelôs, de Waly Salomão
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60009Palavras-chave:
Poesia Contemporânea, Estudos Interartes, Literatura BrasileiraResumo
Considerando o papel formador da canção popular na poética de Waly Salomão, este artigo analisa as operações intermidiáticas de transposição e referência em Gigolô de Bibelôs, de 1983. Para tanto, toma-se como base a seção dedicada às letras de música nesse volume, com ênfase nos procedimentos de transposição da canção para a mídia verbal escrita. Em seguida, ressaltam-se intertextualidades com a canção popular brasileira, tanto em sua poesia quanto em suas letras de música. Desse modo, demonstra-se a centralidade da canção e as artimanhas poéticas e editoriais que Salomão lança mão para aproximar canção popular e poesia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.