A relação escritor-leitor nas obras do OuLiPo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57218Palavras-chave:
OuLiPo, Literatura potencial, Contrainte, Combinatória, Diálogo escritor-leitor.Resumo
O presente artigo tem como objetivo estudar a relação entre escritor e leitor nas obras do grupo francês OuLiPo. Formada por escritores e matemáticos, essa Oficina de Literatura Potencial propõe uma literatura com bases matemáticas através do inventário e da invenção de contraintes – regras ou restrições autoimpostas. A partir da discussão dos conceitos de jogo, arquitetura labiríntica, imanência, coleção e dialogismo, bem como da análise de algumas obras de autores do grupo, questionamos o papel do leitor nesse jogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.