Estudo dos recursos estilísticos presentes no prólogo (prefácio) do livro Úrsula, obra literária de Maria Firmina dos Reis
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56256Palavras-chave:
vocábulos, recursos, narrativa, expressividade, leituraResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o estilo da linguagem verbal empregada na elaboração do texto que apresenta a obra ficcional Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Uma análise que partirá da observação de vocábulos utilizados para configurar a ornamentação dos recursos estilísticos evidenciados pela linguagem figurada empregada pela escritora para apresentar a própria narrativa ficcional. Para isso, serão considerados estudos sobre o uso da expressividade linguística já desenvolvidos por Guiraud, M. R. Lapa, Cressot, Nilce Sant’Anna e Azeredo, visando uma aplicação para o trabalho feito com a leitura em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.