O primeiro Ivo Bender: ressonâncias do teatro do absurdo nos primórdios do processo criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42836

Palavras-chave:

Ivo Bender, Literatura rio-grandense, Teatro épico

Resumo

O presente trabalho busca inquirir sobre as características cruciais do teatro épico na primeira produção publicada do dramaturgo gaúcho Ivo Bender, nos anos 1960, chamada "As cartas marcadas ou Os assassinos". Examinando conceitos a fim de fundamentar em profundidade o artigo, da teoria clássica dos gêneros às particularidades do Teatro do Absurdo, refletir-se-á acerca das similitudes entre o enredo e a estrutura do texto de Bender e os atributos encontrados nas obras de Rosenfeld (1965) e Esslin (1968).  


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Biografia do Autor

Mariana Soletti da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Jornalista, estudante de Letras. Interesse e ênfase em Teoria da Literatura, História da Literatura e Literatura Comparada. Bolsista BPA PUCRS em Teoria Dramática, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estudando o autor Ivo Bender.

 

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

DA SILVA, Mariana Soletti. O primeiro Ivo Bender: ressonâncias do teatro do absurdo nos primórdios do processo criativo. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 32, p. 337–356, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.42836. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/42836. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)