O Então em debates orais: um estudo funcionalista
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37310Palavras-chave:
Funcionalismo, Gramaticalização, Operadores argumentativos, Estudo do EntãoResumo
Neste artigo, descrevemos o “então” como estrutura linguística típica de argumentação do Português oral do Brasil e apresentamos, como metodologia, a análise qualitativa a partir de dados coletados de um corpus composto por debates orais disponíveis nos canais do Youtube. Como resultado, após mapeamento das funcionalidades deste elemento linguístico em textos orais, constatamos dois usos característicos: ora como um operador argumentativo conclusivo – em que há classes argumentativas distintas, mas uma única orientação de argumentação – e ora como um marcador conversacional – iniciador de turno anafórico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.