Práticas de letramentos na promoção à saúde de idosos: a memória, a construção e a ressignificação de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37013Palavras-chave:
Letramento, Escrita, Autoria, Saúde, IdosoResumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as práticas de letramentos orais e escritas atuam na preservação de memórias utilizadas na construção e na ressignificação de sentidos atribuídos por idosos participantes de um grupo de educação em saúde, apoiado pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga (SP). Fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem (Bakhtin, 2000). Toma por base os estudos sobre os letramentos realizados por Street (1994; 2014), por Tfouni (1994), bem como a concepção de escrita defendida por Corrêa (2004). O material analisado é composto por textos escritos produzidos pelos idosos em três atividades discursivo-textuais previamente programadas. Os resultados obtidos permitem concluir que a constituição da autoria se dá no trabalho de construção e de ressignificação de sentidos, favorecendo a reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos na comunidade.
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