A NARRATIVA COMO FERRAMENTA DE RECONSTRUÇÃO DO SUJEITO EM PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
Palavras-chave:
Narrativa, Cinema, Constituição da subjetividadeResumo
Somos seres de palavras. Compreendemos o mundo e a realidade através da palavra. Nomeamos o desconhecido, narramos experiências. Nosso pensamento evolui à medida que a linguagem passa a fazer parte de nós. Assim, nos tornamos humanos, conscientes de uma subjetividade, de uma história. As reflexões deste artigo dão suporte à ideia da função educativa e formadora da linguagem, mais especificamente da narrativa, para o ser humano. Uma das hipóteses levantadas é o efeito terapêutico da narrativa no sentido de reconstruir experiências e atenuar traumas, dado que, quando narramos experiências, nos transformamos e compreendemos nossa realidade. Após a explanação teórica, em que destacamos estudos de Vigotski (1996, 2004), Bruner (2002) e Motta (2013) entre outros autores, será analisada a história da personagem Preciosa, no filme “Preciosa – Uma História de Esperança” (2009), de Lee Daniels, como exemplo de superação e de constituição da subjetividade a partir da narração de experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.