Entrevista com a professora Helena Buescu, da Universidade de Lisboa
Resumo
Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha com Literatura Comparada e Literatura Portuguesa. Publicou inúmeros livros ao longo de sua carreira, como Emendar a Morte. Pactos e(m) Literatura (2008), Ardem as Trevas e Outros Lugares (2007), Cristalizações: Fronteiras da Modernidade (2005), entre outros. Foi responsável pela edição do Dicionário do Romantismo Português (1997), do O Livro de Cesário Verde. Cânticos do Realismo (2011), de “Camões” e de Almeida Garrett (2011). Atua, frequentemente, como professora e pesquisadora visitante em diversas universidades, entre elas a de Harvard, de Santiago de Compostela, de Columbia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano de 2013, foi convidada para ministrar aulas no curso “Espaços, fronteiras e viagens na Literatura Portuguesa (séculos XIX e XX)”, do programa de pós-graduação em Letras (Mestrado em Literatura Portuguesa e Doutorado em Literatura Comparada) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Bolsa de Altos Estudos da CAPES. Nesse ano, também foi responsável pela aula inaugural do Instituto de Letras da UERJ, intitulada “Por que ler os clássicos?”. Aproveitando a presença da professora em nossa universidade, realizamos a entrevista a seguir. Conversamos sobre sua relação de encantamento com os livros, surgida já na infância, sua trajetória acadêmica, o ensino de Literatura, bem como a pesquisa nessa área, e sobre os desafios de coordenar uma vasta equipe, como a do Dicionário do Romantismo Português. Vale a pena ler a entrevista que Helena Buescu gentilmente cedeu para nós, pois ela contribui, e muito, para pensarmos um pouco mais sobre a Literatura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.