No armário de Mário: em busca de uma leitura dissidente
Palavras-chave:
Mário de Andrade, homoerotismo, dissidência sexual, sexualidade, modernismoResumo
Um homem à procura da alma brasileira e de si mesmo. É a síntese que se faz da vida de Mário de Andrade. Mas esse “si mesmo” quase nunca passa por sexualidade, corporalidade, desejo e prazeres. Não que o poeta/ficcionista tenha se recusado a pensar nisso. Esses temas estão lá o tempo todo.A sexualidade é um elemento fantasmático quese manifestava em diversos momentos, dos burburinhos e das ofensas que incidiam sobresua suposta homossexualidade até no modo como os críticos de sua obra fizeram de sua vida sexual um tabu, inclusive tateando sua poética com receio, sobretudo nos poemas e narrativasque solicitam uma leitura homoerótica. Este artigo se propõe a pensar o Mário de Andrade como um dissidente sexual que inseriu o tema em sua poética, ainda que a fortuna crítica tenha se negado a pensá-lo e lê-lo por essa perspectiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.