A criatividade linguística nas Redes Sociais: os processos de criação de novas palavras na internet
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.62857Palavras-chave:
Criação de novas palavras, Internet, Redes Sociais, Memes.Resumo
RESUMO: Este artigo pretende analisar como se dá na internet o processo de criação de novas palavras em língua portuguesa do Brasil. Temos como empiria os memes que circulam nas redes sociais Facebook e Instagram. Compreendemos que as redes sociais são um espaço de criatividade linguística, em que os usuários criam novas unidades lexicais com o objetivo de expressar conceitos e realidades da vida social. A partir dos estudos de Basilio (2011) sobre formações e classes de palavras no português do Brasil, de Gonçalves (2011) sobre os processos de flexão e derivação em português e, ainda, sobre os processos de Fusão Vocabular, presentes em Basilio (2010), analisamos as formações de novas palavras que circulam com frequência nos memes da internet.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.