Transposição do olhar: notas sobre a teoria da adaptação
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57432Palavras-chave:
Literatura, Teoria da adaptação, Fidelidade.Resumo
O artigo se propõe a revisar criticamente a bibliografia dos principais estudos referentes ao complexo âmbito da adaptação, seus intercursos e meandros, a fim de sondar as características e os processos do fazer adaptativo, bem como refletir sobre a espinhosa questão da fidelidade. É possível se pensar o traslado da literatura para a imagem-som não como simples enquadramento/adequação de um código a outro, mas como uma transposição, pensada como arranjos ou adaptações de gêneros, portanto promotora de sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.