Uma tentativa de comparação entre as personagens Luís Padilha, de S. Bernardo, de Graciliano Ramos, e Iago, de Otelo, de William Shakespeare
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57311Resumo
Sobre S. Bernardo, de Graciliano Ramos (2018), Juarez Filho (2006) indaga: “quem teria sido o Iago em São Bernardo?”, referindo-se ao personagem shakespeariano da tragédia Otelo (2017). Em nosso artigo, propomos uma resposta a essa provocação. Baseando-nos nas características atribuídas a Iago por críticos como Bloom (1998) e no exame de excertos de Otelo e, em especial, de S. Bernardo, buscamos sustentar que o ex-proprietário da fazenda S. Bernardo, Luís Padilha, assume esse papel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.