DESAFIOS POÉTICOS DO REALISMO NA ATUALIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DE GYÖRGY LUKÁCS
Palavras-chave:
Velho Lukács, Estética, RealismoResumo
O itinerário de maturação filosófica de György Lukács tem consequências claras na teoria estética desenvolvida pelo pensador húngaro e sua obra madura supera em complexidade e abrangência os ensaios juvenis, gestados ainda no âmbito de um idealismo romântico e sectário. O caminho em direção à objetividade, que Lukács trilhará no contato sistemático com a obra de Karl Marx, dinamiza a concepção artística do autor, aproximando-o mais concretamente da realidade histórica à qual outrora atribuía apenas hostilidade. A teoria do realismo daí derivada conserva atualidade pelo questionamento global que é capaz de sustentar às poéticas mais consequentes com as razões assimétricas do próprio funcionamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.